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Como aumentar a capacidade de realização do seu negócio

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  “Todo mundo concorda sobre o que deve ser feito, mas o tempo passa e ninguém faz nada”

Essa é uma das frases mais comuns em diagnósticos de consultoria e uma constante na maioria das empresas brasileiras. Esse problema tem causas simples, porém não tão fáceis de resolver. Se sua empresa, equipe ou projeto passa por essa situação, seguem alguns direcionamentos que podem ser úteis:

 

1.   Defina a estrutura das atividades – quais são as suas principais atividades ou processos?

Nesse caso não podem existir desculpas como, por exemplo, que as atividades estão na cabeça, elas devem estar claras e definidas para todos os membros da organização o que cada setor ou cargo faz, se estiverem de maneira visual melhor ainda. Sem isso não é possível saber se todas as pessoas estão trabalhando de maneira equivalente ao proposto.

2.   Tenha um método de planejamento padronizado – qual a data de entrega da atividade x ?

Se ninguém além do próprio responsável sabe responder essa questão, temos um problema de planejamento o que impacta no gerenciamento dos resultados, um método simples e prático é o 5w2h, metodologia que define os responsáveis, objetivos, prazos e custos, entre outra variáveis importantes para o gerenciamento. Partindo da utilização de um método é possível gerar informações sobre o desempenho, desde que todos compartilhem da mesma metodologia.

3.   Crie processos de gerenciamento – qual o dia da reunião para avaliação dos resultados?

Esse ponto pode ser considerado o divisor de águas entre as empresas que operam de maneira amadora e as que conseguem implementar um ritmo de crescimento acima da média do seu setor. Com as informações sobre o desempenho e resultados, pessoas podem ter alterações em suas funções ou requalificadas, podem ser gerados dados históricos, novas metas, treinamentos e estratégias. Para isso é necessário que existam formas de gerenciamento, seja utilizando ferramentas digitas como e-mail/software, ou presencialmente em reuniões sem isso é quase impossível entender e acompanhar os avanços. Além disso, é muito importante a participação de cargos de execução em algumas dessas reuniões para agregar com críticas e sugestões e facilitar a implantação de mudanças.

4.   Não se acomode – quais as melhorias previstas para o próximo mês?

Uma organização sem problemas não é uma organização sem possibilidade de melhorias, sempre existe o que rever, melhorar, adicionar ou reduzir, isso faz parte do processo básico de evolução das empresas. Se a própria equipe interna não enxerga o que pode ser melhorado, o diagnóstico é preciso: estão num estado de acomodação.